A Copa São Paulo de Futebol Júnior, mais conhecida como Copinha, é uma das competições mais tradicionais do futebol brasileiro. Desde a sua criação, em 1969, a Copinha já revelou grandes talentos e foi palco de jogos emocionantes entre os clubes de base do Brasil. E, é claro, também foi responsável por consagrar as equipes mais vencedoras de sua história.

Nesta matéria, vamos conhecer as equipes que mais vezes foram campeãs da Copinha e relembrar alguns dos jogadores que passaram por elas.

1. Corinthians - 10 títulos

O Corinthians é o maior campeão da Copinha, com 10 títulos conquistados. A primeira vez que o clube levantou a taça foi em 1970, e a última vez em 2017. Entre os jogadores revelados pelo Corinthians na Copinha, podemos destacar os nomes de Paulo Sérgio, Viola, Fábio Luciano, Jô e Malcom.

2. Flamengo - 6 títulos

O Flamengo é o segundo maior campeão da Copinha, com 6 títulos conquistados. O clube carioca venceu a competição em 1990, 2011, 2016, 2018, 2019 e 2020. Alguns dos jogadores que se destacaram pelo Flamengo na Copinha são Adriano, Athirson, Philippe Coutinho, Vinícius Júnior e Reinier.

3. Internacional - 5 títulos

O Internacional é o terceiro maior campeão da Copinha, com 5 títulos conquistados. O clube gaúcho foi campeão em 1974, 1978, 1980, 1998 e 2020. Na lista de jogadores revelados pelo Inter na Copinha, podemos citar nomes como Falcão, Dunga, Alexandre Pato, Oscar e Rodrigo Dourado.

4. São Paulo - 4 títulos

O São Paulo é o quarto maior campeão da Copinha, com 4 títulos conquistados. O clube paulista foi campeão em 1993, 2000, 2010 e 2019. Entre os jogadores revelados pelo São Paulo na Copinha, podemos destacar Kaká, Denilson, Lucas Moura, Brenner e Igor Gomes.

5. Fluminense - 3 títulos

O Fluminense é o quinto maior campeão da Copinha, com 3 títulos conquistados. O clube carioca foi campeão em 1971, 1973 e 1986. Entre os jogadores revelados pelo Fluminense na Copinha, podemos citar nomes como Assis, Romerito, Washington e Fred.

Além dessas equipes, outras que também já conquistaram a Copinha foram: Santos (3 títulos), Palmeiras (3 títulos), Grêmio (2 títulos), Botafogo (1 título), Atlético-MG (1 título), Guarani (1 título) e Corinthians-AL (1 título).

A Copinha é uma competição muito importante para o futebol brasileiro, pois além de revelar talentos, ajuda a estruturar as divisões de base dos clubes. Por meio dela, os jovens jogadores têm a oportunidade de jogar contra times de diversos estados do Brasil e ganhar experiência em competições importantes para o mundo do futebol.

Com certeza, em breve novos talentos serão revelados na Copinha e novas equipes poderão se juntar a essa lista dos maiores vencedores da história da competição.